O punho (pulso) é uma das regiões do corpo humano que está mais suscetível a sofrer lesões. Diariamente utilizamos essa área, seja para digitar, carregar peso, nos exercitando ou até jogando vídeo game. Por isso, quando surge uma dor no punho logo vem a pergunta: o que pode ser?
Existe uma série de lesões que podem acometer o punho, inclusive condições crônicas. Por isso, o primeiro passo é identificar qual atividade resultou no quadro de dor. Foi o excesso de repetição de uma atividade? Uma possível fratura? Uma torção durante um jogo? Histórico anterior de tendinite? Todas essas informações serão úteis para a equipe médica que irá realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento.
Entre as principais causas de dor no punho estão:
- Tendinite;
- Artrite;
- Síndrome do túnel do carpo;
- Cistos sinovais.
Em geral, além da dor, o paciente costuma apresentar perda de força e até de sensibilidade. Algumas doenças podem causar sintomas de formigamento e dormência.
Em todos os casos, a melhor indicação é buscar ajuda médica já nos primeiros sinais. Seja uma lesão por esforço repetitivo (LER), tendinite ou um cisto, quanto antes o tratamento for iniciado, melhores são as chances de recuperação.
Caso tenha dúvidas, não deixe de nos contatar para uma avaliação detalhada e um diagnóstico preciso!