Procedimentos

O que é

A microcirurgia reconstrutiva é uma técnica cirúrgica que envolve o aumento da região que será operada por meio de aparelhos como lupas e microscópios cirúrgicos. O objetivo é aumentar o nível da precisão em pequenas cirurgias de áreas específicas do corpo humano que envolvem, por exemplo, vasos, fibras e nervos.
Realizada por um médico ortopedista especialista em mãos, a microcirurgia reconstrutiva dos membros superiores pode ser indicada em casos como o de amputações, por exemplo. Algumas das principais técnicas relacionadas à microcirurgia em membros superiores são o reimplante de áreas amputadas (como dedos e mãos) e a transferência de retalhos livres.

Os principais estudos no campo da microcirurgia começaram no final da década de 50, quando cientistas acreditaram ser possível ligar pequenos vasos para que não houvesse interrupção da circulação de sangue. Na década de 60, foi realizada a primeira técnica de microcirurgia capaz de suturar vasos com menos de dois milímetros de diâmetro e, depois disso, foi projetado o primeiro microscópio cirúrgico específico e também os instrumentos necessários para microcirurgias. Cerca de 90% das microcirurgias costumam apresentar resultado satisfatório.

Quando realizar a microcirurgia reconstrutiva?

A microcirurgia reconstrutiva é realizada como parte do tratamento para pacientes que sofreram traumas em acidentes, possuem defeitos congênitos, ou passaram por alguma retirada de tumor, por exemplo. Ela faz parte do grupo de cirurgia plástica e pode recuperar áreas como pele, ossos, músculos, tendões, nervos, entre outras.

Dentre os casos que podem ser tratados com esta técnica estão:

- Cobertura cutânea do membro superior pós-trauma;

- Perdas extensas do revestimento cutâneo com exposição de articulação, nervo, tendão e osso;

- Enxerto do nervo;

- Enxertos de áreas vascularizadas;

- Reparação do nervo;

- Reparação de vasos sanguíneos;

 - Lesão de nervos periféricos;

Cirurgia

O tempo da microcirurgia reconstrutiva varia dependendo do caso e pode levar desde alguns minutos, até horas. O paciente será submetido à anestesia em níveis adequados para o procedimento que será realizado. Nos casos mais complexos o paciente pode ser orientado a passar a noite no hospital para observação, já nos casos mais simples, ele pode ser liberado no mesmo dia.

Os instrumentos utilizados para a microcirurgia reconstrutiva envolvem o fórceps; o porta-agulhas (para suturar); tesouras; braçadeiras vasculares (para controle de sangramento) e aplicadores de braçadeira; irrigadores (para lavagem de estruturas no campo cirúrgico); dilatadores de vasos (para abrir a extremidade cortada de um vaso sanguíneo), entre outras ferramentas cirúrgicas padrão.

Pós-operatório 

O pós-operatório de uma microcirurgia reconstrutiva envolve o uso de medicamentos prescritos pelo médico ortopedista especialista em mão, que costumam ser analgésicos e anti-inflamatórios, além de antibióticos e antibacterianos, caso necessário.

O paciente será orientado a ter consultas de retorno para que o médico especialista em mão possa analisar o andamento da recuperação e liberá-lo para atividades de maior intensidade, quando possível.

Durante uma microcirurgia reconstrutiva é possível que haja complicações que envolvem infecções, além de edemas e hematomas. As infecções acontecem em menor grau, já os hematomas e edemas são decorrentes do processo, que é invasivo para o corpo humano. Porém caso o paciente note qualquer anomalia, como hematomas em excesso ou edemas muito intensos, deve relatar ao médico.

No pós-operatório é importante que o paciente mantenha o local da microcirurgia limpo e seco. Caso necessário, será orientado sobre como fazer os curativos para manter a região livre de qualquer agente externo que possa infeccionar o local.

Mais Informações

O médico ortopedista especialista em mãos é o responsável por decidir e orientar o paciente, se ele necessitar de uma microcirurgia reconstrutiva. Caso tenha qualquer dúvida sobre o processo, desde a consulta, até o pós-operatório, não hesite em procura-lo. Evite qualquer tipo de automedicação.

Consultório - Cotia, SP

Avenida Santo Antônio, 53
Tel: 4616-0406


Consultório - São Paulo, SP

Rua Conselheiro Brotero, 1505
Conjunto 31, 8º Andar
Tel: 3375-6581
Nextel: 94765-3990