Mãos e punhos estão constantemente sujeitos a lesões, como luxação, contusão e entorse, mas você sabe diferenciá-las e o que cada uma representa? Hoje vamos falar sobre cada uma delas.

Luxação: a luxação ocorre quando uma articulação é deslocada de sua posição habitual, ou seja: quando há o deslocamento de um ou mais ossos, causando um desalinhamento em relação à articulação. Os sintomas da luxação envolvem dor, inchaço, dificuldade de movimentar o local, e dormência. O local deve ser imobilizado até o paciente passar por consulta. Para alinhar o osso, o médico poderá realizar manobra de redução (colocar o osso no lugar). Dependendo da gravidade, é necessário cirurgia.

Contusão: a contusão ocorre por uma pancada muito forte, capaz de causar inchaço, hematoma, além de dor que pode chegar a ser incapacitante. É indicado fazer compressa gelada na região logo após o trauma. O médico poderá recomendar o uso de anti-inflamatórios e analgésicos, além de orientar o paciente a evitar atividades físicas durante a recuperação.

Entorse: a entorse é o estiramento ou rompimento dos tecidos ligamentares que conectam os ossos às articulações. Normalmente a entorse é causada por um movimento brusco; tendo como sintomas dor, inchaço, hematoma e instabilidade do membro afetado. Nos casos mais simples a entorse é tratada com imobilização, compressas geladas, e analgésicos. Já nos casos mais graves há necessidade de sessões fisioterapia, ou até mesmo cirurgia.

Caso tenha dúvidas sobre luxação, contusão, ou entorse, não deixe de nos contatar para uma avaliação detalhada e um diagnóstico preciso!