Problemas comuns

Artrite e Artrose

Artrite e artrose são termos que, geralmente, causam algumas dúvidas nos pacientes por possuírem similaridade no nome, já que se referem às articulações do corpo. Porém, existem detalhes que fazem com que fique mais simples entender qual é a diferença entre artrite e artrose:

- Artrite

A artrite é um quadro inflamatório nas articulações do corpo, que tem como sintomas a dor, além de dificuldade de movimento e, em certos casos, deformidade no local inflamado;

- Artrose

Já a artrose, também denominada como osteoartrite, significa que há degeneração da cartilagem que protege os ossos. Com esse desgaste, o dano também se estende aos ligamentos e articulações causando dor, inchaço e dificuldade de movimento, que acaba ‘travando’ as articulações.

A artrite e as articulações

É importante entender que existem diferentes tipos de artrite, mas que no geral a doença é proveniente, como principal causa, de desgaste nas articulações. Ao consultar o médico ortopedista especialista em mão, você poderá questioná-lo sobre a diferença entre a artrite relacionada a trauma, e as artrites por bactérias, ou vírus.

A mão é um dos membros do corpo que mais costuma ser afetado pelos tipos de artrite existentes, que podem ser divididos em artrite reumatoide; osteoartrite (artrose); artrite gotosa; artrite piogênica aguda; e artrite psoriásica.

Artrite Reumatóide

Causas

As causas da artrite reumatoide tem caráter auto-imune, ou seja, a doença afeta o sistema imunológico do paciente, principalmente na regiões periféricas como as mãos, fazendo com que os tecidos saudáveis sejam atacados.

Sintomas

Os sintomas da artrite reumatoide envolvem dor e inchaço nas articulações da região da mão (incluindo dedos e punhos). O paciente também pode apresentar aumento da temperatura nas articulações, devido ao quadro inflamatório local. Durante a manhã, a as articulações da mão podem apresentar rigidez que pode se estender por algumas horas, com dificuldade de movimentos no local atingido pela artrite. O paciente também pode apresentar febre, fadiga e perda de peso.

Como doença autoimune, os sintomas da artrite reumatoide podem ter picos, nos quais há momentos de crise e momentos nos quais os sintomas estarão ‘adormecidos’, por isso, é importante acompanhar o caso com um médico ortopedista especialista em mão.

Grupos de Risco

As mulheres estão no grupo de risco da artrite reumatoide, sendo três vezes mais afetadas pela doença do que os homens. Outro fator de risco é ter parentes que já desenvolveram quadros de artrite reumatoide. Fumantes também tem maior probabilidade de apresentarem a doença.

Osteoartrite (Artrose)

Causas

A artrose é uma doença que pode ser adquirida por dois motivos: uso demasiado da articulação da mão (primária); ou como consequência de doenças já adquiridas pelo paciente (secundária). Dentre as doenças relacionadas à artrose secundária estão o diabetes, a gota, distúrbios hormonais e a própria artrite reumatoide. A artrose também é definida como artrite degenerativa.

Sintomas

Os sintomas da artrose envolvem dor nas articulações, rigidez, fraqueza muscular, e inchaço. O paciente também pode sentir que as articulações onde a artrose está presente podem sofrer deformidades, típicas da doença, com dificuldade de movimentar a região (dobrar e flexionar as articulações). As articulações também podem ranger: isso acontece pelo desgaste da cartilagem que acaba expondo e deformando os ossos.

Grupos de Risco

O risco de artrose nas mãos é maior em mulheres, idosos, e em profissionais que trabalhem com esforço repetitivo nas articulações das mãos. Além disso, como citado anteriormente, os pacientes que apresentam doenças ligadas à artrose secundária. Outros tipos de artrite

- Artrite Gotosa;

A gota também é uma forma de artrite que causa dor intensa, vermelhidão, inchaço e sensibilidade nas articulações. O principal motivo da artrite gotosa são os elevados níveis de ácido úrico no sangue do paciente.

- Artrite Piogênica Aguda;

A artrite piogênica aguda envolve processo infeccioso bacteriano, que assim como nos outros casos de artrite, atinge as articulações das mãos e das regiões periféricas do corpo. A diferença nesse tipo de artrite é que ela também pode atingir as articulações da coluna vertebral.

-Artrite Psoriásica;

Nesse caso a artrite está ligada a psoríase, doença autoimune que causa lesões que descamam e deixam a pele do paciente avermelhada. Por vezes, a doença pode causar a artrite psoriásica, que assim como os outros tipos de artrite, também causa dor e inchaço nas articulações.

Para diagnosticar um quadro de artrite e poder identificar a diferença entre artrite e artrose, ou entre os outros quadros de artrite, o médico ortopedista especialista em mão irá solicitar exames de sangue para medir o fator reumatoide; bem como exames que comprovarão o nível da atividade inflamatória. O médico também poderá solicitar radiografia, ultrassonografia e ressonância das articulações.

Durante os picos de dor da doença, consulte o médico ortopedista especialista em mão para que ele passe as medicações certas para o seu quadro. Lembre-se: evite qualquer tipo de automedicação.

Menu - Problemas comuns

Consultório - Cotia, SP

Avenida Santo Antônio, 53
Tel: 4616-0406


Consultório - São Paulo, SP

Rua Conselheiro Brotero, 1505
Conjunto 31, 8º Andar
Tel: 3667-6132
Nextel: 94765-3990