Problemas comuns

Muitos trabalhadores usam as mãos em suas funções, operando maquinários pesados e que precisam de orientações e proteção para prevenir acidentes de trabalho, evitando assim qualquer lesão que possa fazer com que o profissional não possa mais seguir no seu cargo.

Dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho mostram que 35% dos acidentes ocupacionais acontecem nos membros superiores, sendo que deste valor, 60% acontecem na região das mãos e dos punhos.

As principais lesões e traumas nos membros superiores são: cortes; contusões; ferimentos e mutilações; prensamentos; esfolamentos; choques; perfurações; queimaduras; e fraturas. 80% dos acidentes envolvendo as mãos podem ser evitados se o trabalhador estiver utilizando os equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados. Os principais são:  

Luvas de segurança

As luvas de segurança têm a função de evitar tanto riscos físicos (cortes, abrasões, perfurações, choques,etc.) quanto riscos químicos ou biológicos (bactérias, fungos, parasitas, vírus,etc.). Alguns dos modelos de luva utilizados são: luva anticorte, luva de malha, luva de PVC, luva para isolação térmica, luva para isolação elétrica, e luva de alta performance.

Cremes de proteção

Os profissionais destas áreas também utilizam os chamados creme de proteção, que criam uma barreira de proteção contra agentes químicos, sendo de três tipos: água-resistentes, óleo-resistentes, e os cremes especiais.

As orientações a seguir também são importantes para evitar acidentes de trabalho:

  • Não compartilhar equipamentos de proteção individual;
  • Realizar atividades com plena atenção;
  • Realizar todos os processos determinados pela área de Segurança do Trabalho;
  • Nunca utilizar máquinas e equipamentos que apresentem problemas;
  • Nunca operar um equipamento que não saiba mexer com total domínio;
  • Sempre usar a luva adequada para manusear produto químico;
  • Pedir orientação em casos de dúvida.

Caso tenha dúvidas, não deixe de nos contatar para uma avaliação detalhada e um diagnóstico preciso!
(11) 3667-6132

Menu - Problemas comuns

Consultório - Cotia, SP

Avenida Santo Antônio, 53
Tel: 4616-0406


Consultório - São Paulo, SP

Rua Conselheiro Brotero, 1505
Conjunto 31, 8º Andar
Tel: 3375-6581
Nextel: 94765-3990