Uma fratura é classificada como exposta quando há rompimento da pele, fazendo com que o osso fique exposto ao ambiente. No caso de uma fratura exposta há um risco maior de infecção devido ao contato com o ar: ela é considerada mais perigosa do que uma fratura fechada.

No caso de uma fratura exposta, os seguintes procedimentos devem ser tomados:

1 – Mantenha a vítima imóvel;

2 – Chame imediatamente uma ambulância, ligando para o 192;

3 – Identifique possíveis sangramentos na área da fratura, se houver, eleve a área lesionada acima do nível do coração;

4 – Cubra a área com panos limpos, ou compressas esterilizadas;

5 – Tente imobilizar as articulações que estão antes e depois da fratura;

É importante evitar o contato direto com o ferimento ou com o osso exposto. Isso porque existe o risco de infecções por vírus e bactérias, sendo a mais comum delas a osteomielite, que é a inflamação do osso por causa de uma infecção.

A fratura exposta será imediatamente tratada por um médico ortopedista, evitando as já ditas infecções, além de sequelas. Mesmo após o tratamento, é preciso atentar-se a sinais de infecção do osso, como: febre acima dos 38ºC, inchaço e calor no local, além de dor intensa. Se estes sintomas aparecerem, é preciso informar ao ortopedista.

Caso tenha dúvidas sobre fratura exposta, não deixe de nos contatar para uma avaliação detalhada e um diagnóstico preciso!