Problemas comuns

 

A ortopedia da mão é uma especialidade da medicina focada no tratamento das mais diversas patologias dos membros superiores. A região compreende o cotovelo, antebraço, punho e, obviamente, as mãos.  Apesar de ser razoavelmente recente, essa área da medicina é fundamental para o tratamento rápido e preciso dos mais diversos problemas que podem acometer um paciente – desde uma fratura no dedo até graves deformações podem ser recuperadas com a orientação de um médico especialista em mãos.

A mão humana é formada por uma complexa rede de tendões, ligamentos, artérias e ossos que, por uma determinada série de motivos, pode ser comprometida em algum momento da vida. Afinal, qualquer pessoa está exposta a acidentes e invariáveis repetições de postura. Principalmente para quem trabalha com sobrecargas ou até mesmo em frente a um computador. A profissão de ortopedista especialista em mãos foi outorgada no Brasil em 1982. De lá para cá são quase 40 anos de sucesso no tratamento de lesões e doenças que acometem os membros superiores.

Antes disso, qualquer complicação nessa região era tratada em conjunto por vários especialistas distintos, como ortopedista, cirurgião plástico, cirurgião vascular e neurocirurgião. Essa cooperação entre diferentes ramos, por vezes, resultava em tratamentos demorados, recidivas e até sequelas definitivas para o paciente.

Com um médico especialista em mãos é possível tratar de forma pontual quaisquer problemas que compreendam a região das mãos até os cotovelos. Sejam lesões ósseas ligamentares, musculares, circulatórias, nervosas, plásticas, dermatológicas e até mesmo tendinosas.

Todos esses problemas podem ser direcionados para um profissional especializado em ortopedia da mão como, por exemplo, uma simples torção no dedo, mesmo que não haja necessidade de um procedimento cirúrgico.

A preparação desse tipo de profissional compreende em mais de dez anos dedicados aos estudos. A princípio a faculdade médica e a residência em ortopedia são fundamentais para a formação de um especialista em cirurgia de mão. Até ser ordenado, o médico deve ser submetido a uma série de provas teóricas e práticas que irão definir sua aprovação. A residência em membros superiores também é requisitada para a formação de tal profissional. Todo esse preparo é essencial para que ortopedista especialista em mãos trate seus pacientes de forma mais hábil possível.

Com o tratamento preciso das mãos, o paciente será capaz de restabelecer suas funções, podendo retomar a sua rotina em um tempo mais curto.  Isso só é possível graças ao domínio que o ortopedista especializado em mãos tem sobre a anatomia da região. Algo que seria mais complexo, caso o tratamento fosse indicado por um profissional de outra área da medicina.

Casos mais extemos, em que o paciente apresenta a necessidade de reparação cirúrgica, só poderão ser realizados com o crivo de um especialista em ortopedia da mão. Esse médico será incumbido em direcionar o paciente para o tratamento específico para o caso. Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Mão, profissionais de outras especialidades médicas elevam em pelo menos um mês o prolongamento no recurso terapêutico.

Mas nem sempre o médico especialista em mãos irá sugerir procedimentos cirúrgicos. Muitas vezes um simples tratamento clínico, como o uso de medicamentos, talas, entre outros métodos, pode ser indicado para a recuperação do paciente. Além da consulta, esse profissional também irá responder pelas avaliações e procedimentos pré e pós-operatórios realizados na clínica em que trabalha.

Inclusive, durante a reabilitação, o especialista em cirurgia de mão conta com a colaboração de um fisioterapeuta qualificado para recuperar membros superiores.

Dentre os problemas tratados pela ortopedia da mão destacam-se:

- Fraturas e lesões nos punhos e nas mãos;

- Rompimento de tendões e nervos;

- Traumas nos dedos;

- Amputações;

- Agravamentos de artrite e artrose nas mãos;

- Síndrome do túnel do carpo;

- Lesões por repetição em esportistas;

- Clinodactilia;

- Sindactilia;

- Polidactilia, entre outras deformidades.

Por fim, o especialista em cirurgia de mão também é responsável por tratar problemas de nervos adjacentes aos membros superiores, tal como o plexo braquial, responsável por estímulos nervosos nas mãos e braços. 

 

Menu - Problemas comuns

Consultório - Cotia, SP

Avenida Santo Antônio, 53
Tel: 4616-0406


Consultório - São Paulo, SP

Rua Conselheiro Brotero, 1505
Conjunto 31, 8º Andar
Tel: 3375-6581
Nextel: 94765-3990