Problemas comuns

Muitas vezes as mordidas de animais domésticos como cães e gatos são inofensivas, não causando nenhum tipo de reação excessiva e cicatrizando com facilidade, porém, em outros casos é preciso atenção e ajuda de um médico especialista. Um exemplo foi o da atriz Daniela Escobar que sofreu uma paralisia na mão após ser mordida por um de seus gatos.

Além da raiva, conhecida por ser transmitidas por cães e gatos; a toxoplasmose e a doença da mordida do gato também podem ser transmitidas pelos felinos. Esta última é causada pela bactéria Pasteurella Multocida, presente na saliva de quase 90% dos felinos. Um paciente que sofre com esta doença precisa ser tratado com antibiótico, sendo que em alguns casos ela pode até ser fatal.

No caso de mordida de cachorro, recomenda-se lavar a ferida imediatamente com água e sabão. Em casos graves, nos quais há perfuração com muito sangramento, é necessário conter o sangramento com um pano limpo e procurar um médico imediatamente.

É importante saber se o animal está infectado com raiva. Se sim, a pessoa que sofreu a mordida precisará tomar vacina. O tratamento com antibióticos será feito em todos os casos nos quais houver suspeita de infecção. Em certos casos o médico também optará pelo antibiótico como medida profilática.

Já no caso de mordida de gatos, o recomendado é lavar a ferida com água e sabão, e depois lavar o ferimento com soro fisiológico a 0,9% de maneira abundante. Após estas medidas, a vítima deve ser levada ao pronto socorro. O paciente receberá vacina, ou soro antirrábico. E se o paciente for diagnosticado com sintomas típicos de infecção causada pela mordida do gato, este será tratado com antibióticos.

Nos casos mais sérios (inclusive quando se trata de mordida de cães, que possuem mais força que os gatos) pode haver a necessidade de uma cirurgia de reparação na mão, refazendo tendões, ligamentos e pele.

Independentemente de a mordida ser de cachorro ou gato, o recomendado é sempre procurar por um pronto socorro para que os procedimentos essenciais sejam tomados o mais rápido possível, evitando qualquer problema que possa vir a ocorrer.

Caso tenha dúvidas, não deixe de nos contatar para uma avaliação detalhada e um diagnóstico preciso!
(11) 3667-6132

Menu - Problemas comuns

Consultório - Cotia, SP

Avenida Santo Antônio, 53
Tel: 4616-0406


Consultório - São Paulo, SP

Rua Conselheiro Brotero, 1505
Conjunto 31, 8º Andar
Tel: 3667-6132
Nextel: 94765-3990