Problemas comuns

A mão em garra trata-se de uma condição que afeta a fisiologia das mãos na qual os dedos ficam muito curvos e o aspecto deles fica semelhante a uma garra, o que dá origem ao nome. Ela pode ser congênita (presente desde o nascimento), ou ter sido adquirida, caso em que ela é característica de algum problema de saúde. Que pode limitar muito a mobilidade das mãos.

Nos casos em que foi adquirida ao longo do tempo, ela pode estar relacionada a alguma lesão nos nervos das mãos, que pode ocorrer por causa de alguns quadros como: síndrome do túnel do carpo, espondilose cervical, neuropatia diabética (quando a diabetes não é tratada), e neuropatia alcoólica.

Nos casos congênitos, a condição pode ser detectada pelo pediatra da criança que deverá encaminhá-la ao ortopedista ou neurologista. Já nos casos em que a condição é adquirida e por se tratar de um problema visível, o paciente deve estar atento à fisiologia das mãos e consultar um ortopedista para verificar o problema.

O médico irá analisar as condições dos músculos e a condição dos movimentos ou falta deles. Poderá também solicitar a eletroneuromiografia, exame em que são colocadas agulhas nos músculos das mãos para medir os impulsos elétricos conforme o paciente se mexe, verificando ou não possíveis anormalidades nos movimentos.

O tratamento poderá variar conforme a gravidade da condição do paciente e pode envolver: fisioterapia; cuidados em casa; e cirurgia (se for necessário realizar o reparo de algum nervo, ligamento ou músculo que causa a curvatura das mãos).

Caso tenha dúvidas, não deixe de nos contatar para uma avaliação detalhada e um diagnóstico preciso!

Menu - Problemas comuns

Consultório - Cotia, SP

Avenida Santo Antônio, 53
Tel: 4616-0406


Consultório - São Paulo, SP

Rua Conselheiro Brotero, 1505
Conjunto 31, 8º Andar
Tel: 3375-6581
Nextel: 94765-3990