Problemas comuns

As mãos são essenciais para inúmeras atividades do dia a dia, e seja para pessoas que as utilizam para o trabalho, ou na rotina diária, é importante lembrar de fortalecê-las, assim como as outras partes do corpo. Com exercícios diários para as mãos, a probabilidade de desenvolver lesões como tendinite e lesão por esforço repetitivo (LER) é menor. Veja alguns exemplos de exercícios a seguir:

- Apertando uma bola

Com uma bola flexível, coloque-a na palma da mão e aperte por 5 segundos com bastante força. Solte, aguarde mais 5 segundos e repita a manobra novamente. O exercício deve ser feito por 15 vezes em cada uma das mãos.

- Levantando os dedos

Esse exercício ajuda na flexibilidade da palma da mão. Coloque a palma da mão em uma superfície plana e levante um dos dedos (começando pelo dedo mínimo). Espere 3 segundos e abaixe-o. Repita com todos os dedos em sequência. Repita o movimento de 8 a 12 vezes para cada mão.

- Dobrando o polegar

Este exercício ajuda o paciente a não desenvolver dor a região do dedo polegar, hoje em dia muito usada para mexer em smartphones. Abra a mão como se fosse espalmá-la, depois mova o polegar para a base do dedo mínimo. Mantenha o dedo parado por 30 a 60 segundos. Repita o exercício cinco vezes em cada um das mãos.

- Alongando o punho 

O punho também não pode ser deixado de lado. Alongar os punhos ajuda a reduzir o risco de inflamação dos tendões e músculos da região. Estenda o braço para frente e dobre o punho com a mão para cima. Com a outra mão, puxe a mão estendida para trás, alongando a mão e o punho, porém sem forçar demais. Repita o exercício 4 vezes para cada mão.

Caso tenha dúvidas, não deixe de nos contatar para uma avaliação detalhada e um diagnóstico preciso!

☎ (11) 3667-6132

Menu - Problemas comuns

Consultório - Cotia, SP

Avenida Santo Antônio, 53
Tel: 4616-0406


Consultório - São Paulo, SP

Rua Conselheiro Brotero, 1505
Conjunto 31, 8º Andar
Tel: 3667-6132
Nextel: 94765-3990