Problemas comuns

As nossas mãos são formadas por ossos, músculos, tendões e nervos que contribuem para todos os movimentos feitos diariamente por elas: seja para pegar, abrir e fechar, rotacionar, ou elevar qualquer tipo de objeto. Porém, pelo uso excessivo das mãos, ou por outros fatores, a dor nas mãos é um sintoma relativamente comum.

Dentre algumas das principais causas relacionadas à dor na mão, estão: a tendinite; a artrite; a síndrome do túnel do carpo; a gota; a artrite reumatoide; o lúpus; a artrose; fraturas; entre outras.

Para que o médico ortopedista especialista em mãos possa fazer o diagnóstico correto de cada caso, ele irá realizar exame clínico e físico, identificando a rotina do paciente e fazendo a análise da mão para tentar identificar o motivo da dor. Como complemento ele poderá solicitar exames de imagem (como raio-x e ressonância magnética), bem como exames laboratoriais (como exames de sangue).

O tratamento irá depender de cada caso, mas costuma envolver o uso de medicamentos (como analgésicos, anti-inflamatórios e corticoides); sessões de fisioterapia para recuperar os movimentos e a força da mão; e repouso. Os casos mais graves, como em uma fratura, ou em um quadro de síndrome de túnel do carpo, podem precisar de cirurgia. 

É importante ir ao médico se a dor é persistente, surge de repente, ou se ela aparece mesmo em repouso. Caso tenha dúvidas sobre dor nas mãos, não deixe de nos contatar para uma avaliação detalhada e um diagnóstico preciso!

Menu - Problemas comuns

Consultório - Cotia, SP

Avenida Santo Antônio, 53
Tel: 4616-0406


Consultório - São Paulo, SP

Rua Conselheiro Brotero, 1505
Conjunto 31, 8º Andar
Tel: 3375-6581
Nextel: 94765-3990