A Síndrome do Túnel do Carpo é definida como uma neuropatia decorrente de uma compressão do nervo mediano na sua região de passagem pelo túnel do carpo (na altura do punho), e pode causar sintomas como: formigamento; inchaço nos dedos e/ou na mão; dor no punho, principalmente durante o período noturno; fraqueza e dificuldade para pegar objetos e dificuldade para diferenciar calor e frio.

A síndrome gera uma inflamação no nervo, e pode ser causada por fatores que vão desde obesidade e retenção de líquidos; até doenças como diabetes, patologias autoimunes, hipertensão, disfunções tireoidianas, e até fraturas. Pessoas que trabalham com as mãos fazendo movimentos repetitivos, bem como grávidas também podem apresentar um quadro de Síndrome do Túnel do Carpo.

Para a melhora dos sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo, a fisioterapia é essencial: seja no tratamento conservador, no pós-cirúrgico, ou até mesmo como forma de prevenção. Para isso, serão avaliadas as causas da patologia no paciente para que o melhor tratamento possa ser passado.

Nas sessões de fisioterapia o paciente irá trabalhar fortalecimento da musculatura, alongamento, orientações e trações. O uso de técnicas como eletroterapia, crioterapia, ultrassom, TENS, ajudam a eliminar os sintomas e a diminuir cada vez mais o processo inflamatório na região.

Para a Síndrome do Túnel do Carpo, manobras deslizantes também contribuem para a redução da dor, além de restaurar a mobilidade fisiológica do nervo. O paciente passará por alongamentos nos flexores dos dedos e punho, que ajudam a evitar a inflamação. Ele também será orientado a como usar o membro de maneira que a biomecânica seja privilegiada, sem causar maiores danos para a área lesionada.

Caso tenha dúvidas sobre Síndrome do Túnel do Carpo, não deixe de nos contatar para uma avaliação detalhada e um diagnóstico preciso!