Problemas comuns

As lesões por esforço repetitivo (LER) são causadas, como o próprio nome já induz, por movimentos feitos de maneira repetitiva, seja de modo frequente ou por uma postura incorreta que se mantém ao longo do tempo. Já o distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT) também é um dano por esforço repetitivo, mas este originado no ambiente de trabalho.

A distonia é um problema relativamente comum que, segundo informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pode atingir três a cada 100 mil pessoas e pode ser facilmente confundida com outras doenças como o mal de Parkinson ou simplesmente tiques nervosos, por exemplo. Uma das características mais marcantes dela são as contrações musculares repentinas, que podem ser dolorosas, acometer qualquer região do corpo e ocasionar a deformação dessa região.

A mão em garra trata-se de uma condição que afeta a fisiologia das mãos na qual os dedos ficam muito curvos e o aspecto deles fica semelhante a uma garra, o que dá origem ao nome. Ela pode ser congênita (presente desde o nascimento), ou ter sido adquirida, caso em que ela é característica de algum problema de saúde. Que pode limitar muito a mobilidade das mãos.

O punho (pulso) é uma das regiões do corpo humano que está mais suscetível a sofrer lesões. Diariamente utilizamos essa área, seja para digitar, carregar peso, nos exercitando ou até jogando vídeo game. Por isso, quando surge uma dor no punho logo vem a pergunta: o que pode ser?

As mãos são essenciais para inúmeras atividades do dia a dia, e seja para pessoas que as utilizam para o trabalho, ou na rotina diária, é importante lembrar de fortalecê-las, assim como as outras partes do corpo. Com exercícios diários para as mãos, a probabilidade de desenvolver lesões como tendinite e lesão por esforço repetitivo (LER) é menor. Veja alguns exemplos de exercícios a seguir:

As fraturas nos adultos e nas crianças não se dão da mesma forma. Isso acontece porque a formação óssea das crianças não está completa, enquanto a dos adultos já está: isso faz com que a recuperação nos pacientes infantis seja mais simples e eficiente, enquanto nos adultos, muitas vezes há necessidade de intervenção cirúrgica.

A artroscopia, ou cirurgia artroscópica é uma técnica minimamente invasiva que tem duas funções: tanto diagnosticar lesões e doenças nas articulações, quanto tratá-las. Na artroscopia uma pequena câmera tem a função de mostrar a região interna da articulação, permitindo o reparo ou a reconstrução da área lesionada.

As compressas quentes e frias são grandes aliadas para diminuir a dor, o inchaço, hematomas e até mesmo conter o grau da lesão. Mas é importante saber quando usar as duas compressas, e cada uma atua em estruturas diferentes do corpo humano.

Muitos trabalhadores usam as mãos em suas funções, operando maquinários pesados e que precisam de orientações e proteção para prevenir acidentes de trabalho, evitando assim qualquer lesão que possa fazer com que o profissional não possa mais seguir no seu cargo.

Muitas vezes as mordidas de animais domésticos como cães e gatos são inofensivas, não causando nenhum tipo de reação excessiva e cicatrizando com facilidade, porém, em outros casos é preciso atenção e ajuda de um médico especialista. Um exemplo foi o da atriz Daniela Escobar que sofreu uma paralisia na mão após ser mordida por um de seus gatos.

Menu - Problemas comuns

Consultório - Cotia, SP

Avenida Santo Antônio, 53
Tel: 4616-0406


Consultório - São Paulo, SP

Rua Conselheiro Brotero, 1505
Conjunto 31, 8º Andar
Tel: 3667-6132
Nextel: 94765-3990